sábado, 17 de dezembro de 2022

O GABINETE DO DR CALIGARI - EXPRESSIONISMO ALEMÃO

 O Gabinete do Dr Caligari - Expressionismo Alemão

Diretor: Robert Wiene

Ano: 1920

Hoje vamos falar sobre um clássico que inaugurou um dos movimentos mais importantes do cinema mundial; O Gabinete do Dr Caligari. Antes de qualquer coisa devo confessar que esse é o primeiro de muitos postes sobre cinema que abordará de forma aprofundada não só a obra, mas também a época em que o filme foi feito. 

Dito isso devo ressaltar que o cinema é grande em todos os aspectos da vida, pois existem milhares de filmes, cada um com uma linguagem diferente, cada um com uma história, cada um com seu próprio gênero, cada um com sua própria reflexão se comunicando com todo tipo de seres humanos. Muitos filmes nasceram a partir de um movimento importante dentro da história mundial.

Expressionismo Alemão

O expressionismo alemão é um desses movimentos. E para mim, talvez esse seja um dos movimentos mais importantes da história do cinema. O Expressionismo Alemão é um movimento que nasceu no pós-primeira guerra. 

A alma do homem estava devastada, e se existem sentimentos que inspiram a humanidade de forma que motivam os homens e fazem com que estes expressem de forma engenhosa o que os aflige ou os alegra, tais sentimentos são o amor, o ódio, a paixão e diversos outros, a lista é grande. E os artistas procuram expressar esses sentimentos através da arte.

Talvez você tenha ouvido falar do filme O Gabinete do Dr. Caligari. Talvez você até tenha assistido, e é possível que você tenha ouvido ou visto, mas não fazia ideia da importância desse filme dentro da história do cinema. O Gabinete do Dr. Caligari é um clássico da história do cinema e é um marco do Expressionismo Alemão.

O Gabinete do Dr. Caligari surge em uma das épocas mais densas da nossa história.  Em 1920 a Primeira Guerra Mundial já tinha passado, mas o horror ainda estava vivo não só na mente das pessoas, mas no mundo que havia sido devastado pela guerra. 

Todos enxergavam a feiura do mundo, porém só a arte encontrou formas de expressar o que a alma sentia; então surge o Expressionismo alemão: pinturas abstratas, maquiagens extravagantes, histórias sinistras de vampiros, lobisomens, mortos vivos, cenários bizarros, etc. 

O Movimento expressionismo alemão é o responsável por gêneros que hoje são o preferido de muitas cinéfilos. O terror, o horror, a fantasia só foram possíveis a partir do expressionismo alemão. Eu me arrisco a dizer que se tal movimento não existisse, provavelmente muitos dos filmes que existem hoje, sem sombra de dúvidas existiriam.

Para assistir O Gabinete de Dr. Caligari, primeiro é preciso entender que nada é o que parece. O filme começa com dois homens sentados em um lugar semelhante a um bosque; Francis o protagonista está conversando com um senhor, quando uma mulher passa por eles. 

Francis então diz ao colega que aquela era Jane e começa a narrar sua história. É a partir desse ponto que o filme de fato se inicia. Na pequena cidade da história narrada por Francis; ele e seu amigo Alan vão a um show de um homem que exibia seu sonâmbulo; o homem era Caligari, e seu sonâmbulo Cesare. 

O pobre Alan tem a infeliz ideia de perguntar quando ele vai morrer, Cesare, o sonâmbulo então responde “Até a alvorada”. Para azar de Alan, o sonâmbulo acaba acertando, e ele é encontrado morto. A partir dessa tragédia o filme assume o suspense esperado. Francis horrorizado pela morte do amigo passa a suspeitar de Caligari e seu sonâmbulo e começa a stalkea-los. Certa noite sua amada Jane quase é sequestrada por Cesare que de acordo com Francis era manipulado por Caligari, mas é resgatada a tempo, tornando a trama cada vez mais intrigante.

Com cenários distorcidos cheios de casas, edifícios e ruas tortas; luzes fortes e a imagem preto e branco do filme conduz o telespectador por um cenário de loucura. As maquiagens peculiares, a interpretação histriônica dos atores, contribuem para a imersão da ilusão que o telespectador se encontra. 

É brilhante como somos conduzidos ao primeiro final surpresa da história do cinema; o famoso Plot twist. Para quem não sabe, se trata daquela reviravolta no final da trama. Primeiro.

Todos os elementos da trama usados de formas engenhosas pelo diretor tem o poder de fazer com que o telespectador acompanhe a história de amor entre Francis e Jane. Além de torcer para que Francis descubra quem matou seu amigo Alan e derrote o temível Dr Caligari. Caminhando para o fim, Francis segue Dr Caligari e descobre que homem era o diretor de um manicômio.

O Dr Caligari acaba sendo pego e seu plano descrito em um livro acaba sendo descoberto. Porem a cereja no bolo é que realmente Francis estava certo; Caligari era o diretor do manicômio, mas isso não significa que Francis estava certo sobre o resto, nem mesmo sobre a veracidade de sua história, já que as pessoas de sua história, assim como ele eram pacientes desse mesmo hospital de doentes mentais aonde Dr Caligari era um respeitado diretor.

Deixe seu comentário e nos diga o que você acha desse clássico do cinema.

Autor Alisson Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário